Sugestões

Vídeo Promocional \\ CIDADE DO DOURO, CIDADE DO MUNDO from Douro Alliance on Vimeo.




No final das VII Jornadas de Suinicultura aproveite o resto do fim-de-semana para conhecer melhor a cidade de Vila Real.
Aqui ficam algumas das nossas sugestões:


Centro histórico de Vila Real:
Para conhecer o centro histórico de Vila Real nada melhor que o percurrer a pé. Aqui fica o roteiro ideal para o fazer.



Teatro de Vila Real
O Teatro de Vila Real é constituído pelo Grande Auditório (com capacidade para 500 lugares), o Pequeno Auditório (150 lugares), o Auditório Exterior (700 lugares), o Foyer, a Sala de Exposições, a Sala Multiusos, a Galeria-Bar, o Café-Concerto, a Teatroteca, bares, esplanadas, amplos jardins (confinantes com o Parque do Corgo) e dois parques de estacionamento. Ainda que os fins-de-semana sejam os momentos altos da programação, o Teatro de Vila Real abre as suas portas todos os dias, apresentando diversas actividades. Das exposições ao teatro, da música à dança, das actividades do Serviço Educativo ao Café-Concerto (com espectáculos de segunda a quinta-feira), há diariamente fortes motivos para usufruir deste excelente ponto de encontro que já marca o quotidiano dos transmontanos. Aproveite também para visitar o museu do som. Sediado no Teatro Municipal de Vila Real, abriu as portas ao público no dia 11 de Abril de 2008. Este espaço único e dinâmico, conta a história do som, do cinema e da fotografia, a partir de Vila Real para o mundo.
Para ter acesso a toda a programação consulte o site oficial:



Museu da Vila Velha
O Museu da Vila Velha pretende ser o ponto de partida para um conhecimento mais profundo da história de Vila Real, atribuindo especial – e natural – relevo à área intervencionada. Para além da interpretação das estruturas arqueológicas preservadas, a investigação de áreas já conhecidas (entretanto protegidas) e a identificação de outras partirá desta instituição. Ao mesmo tempo, o museu constitui-se como um espaço onde o visitante poderá contactar de perto com os resultados das intervenções, mas também com as práticas arqueológicas associadas.
O museu encontra-se aberto todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Para mais informação consulte o site oficial:


Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real dá a conhecer ao visitante as Exposições Permanentes de Numismática e de Arqueologia, disponibilizando ainda um Serviço Educativo, que complementa não só a visita às referidas exposições como a actividade da Área de Exposições Temporárias. Está ainda disponível ao público em geral o Centro de Documentação, que inclui obras nas áreas da história local, arqueologia e Numismática, entre outras.
O museu encontra-se aberto todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00 e a entrada é gratuita.


Casa de Mateus
A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus. Este edifício de estilo barroco substituiu a casa da família já existente no local em inícios do século XVII. Em 1911 foi classificada como Monumento Nacional.
A Casa de Mateus está aberta para visitas das 9h00 às 19h30.
Para mais informação consulte o site oficial:


Fisgas de Ermelo (Cascatas do rio Olo):
A Cascata de Fisgas do Ermelo localiza-se junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real. Antes das quedas de água existem a montante lagoas de água cristalina muito apreciadas na época balnear.
O acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.


Parque Natural do Alvão
O Parque Natural do Alvão localiza-se no distrito de Vila Real abrangindo parte do concelho de Vila Real e do Concelho de Mondim de Basto. Para além das Fisgas de Ermelo, o parque Natural do Alvão apresenta uma grande variedade de fauna e flora bem como paisagens únicas.
Para mais informações consulte o site:


Morada: Avenida Carvalho Araújo, 94 5000-657 Vila Real
Telefone: +351 259 322 819
Horário de funcionamento:
2ª Feira a Domingo: 9h30 às 12h30 14h00 às 18h00.
Nos feriados mantém o mesmo horário.

Link Turismo do Douro: www.douro-turismo.pt
Coordenadas GPS: 41°17’48,11”N  /  7°44’45,11”W